sexta-feira, 22 de junho de 2018

E houve do verbo haver



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra
 
Junto, como anexo, uma mensagem que recebi, De Anónimo a 21.06.2018 às 09:17: “O modelo de notícias e jornalismo em geral, agora é assim. Escolhe-se o sujeito, mas relata-se e toca-se em todos os temas gerais em evidência na "onda" do momento… Usa-se. O pessoal é obrigado a usar a cabeça e a somar 2 e 2 são quatro…”- Fico muito agradecido a quem me deu este incentivo que desse ou não já era prática minha. Bem-haja
//
 Aquela juventude que me animava nos tempos passados em terras de Basto já se foi, e dela apenas a saudade ficou. Não foram muitos anos, mas o suficiente para ficar preso ao meu torrão-natal e às terras e sítios à sua volta. Desse passado, onde à deriva andei até que as asas crescessem e me deixassem voar foi o cabo dos trabalhos para vencer os muitos obstáculos que se nos deparam ao longo da caminhada terrena dos que não nascidos e berço de ouro estão sujeitos a enfrentar. Com a papinha feita, parte desta juventude de hoje nem sabe o que custou aos nascidos no tempo dos avós. Eu falo pelo meu neto, que tem um avô 75 anos mais velho do que ele, bem como outros que nasceram na década de 30, do século XX, e ainda por aí andam rijos e valentes. Mas muitos outros não resistiram e aos trambolhões da vida e foram à nossa frente para a terra da verdade.
Temos aí mais um Verão que com chuva miudinha começo hoje, dia 21 de Junho, e em Lisboa se mostrou. Que diferença deste ano, para o de 2017! Quem já se não lembra que nestes dias de Junho do ano passado o centro de Portugal sofria o mais terrível fogo florestal da sua história centralizado em Pedrogão Grande e concelhos à sua volta. A memória dos homens deste tempo é muito curta, a tecnologia que veio para facilitar também no fazer esquecer ajuda. Quando se não precisa dos órgãos a natureza se encarrega de os eliminar. Quem garanto se não esqueceu foram as vítimas da tragédia, sobretudo aquelas que estão a chorar os mortos e à espera de ver as promessas que os políticos da governação lhes fizeram serem cumpridas. Têm muito que esperar, alguns só no outro mundo.
Mas vamos a não fugir do tema e a manter a juventude dos “dois carros” em forma para isso nada subir a um restaurante típico de Carnide Velho e com o neto e os pais comer um almoço pago pela minha esposa que neste dia primeiro de Verão faz anos. No fim do mesmo ilustro com uma foto. Aqui a têm e de tarde há mais.
E houve do verbo haver

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.