terça-feira, 10 de abril de 2018

Revista Islenha



JORGE LAGE
É uma excelente revista cultural e semestral, com 160 páginas e em quadricromia, da Direcção Regional da Cultura (DRC), da Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira. Por atenção do meu ilustre amigo, Joaquim Leça, e obséquio da DRC, foi-me enviado o n.º 60 (Julho/Dezembro de 2017). A foto aqui reproduzida da capa é uma tela de Adolfo de Sousa Rodrigues - artista madeirense pouco conhecido e com valiosa obra -, que reproduz a «Bahia de Câmara de Lobos» (Madeira – 1890). A revista Islenha de excelente arranjo gráfico, com belíssimas e raras ilustrações está recheada com uma dúzia de artigos com muito rigor científico. Destes destaco: Adolfo Sousa Rodrigues – um pintor insatisfeito, a poesia visionária de Herberto Helder, da Madeira a Demerara entre 1880 e 1900 (a sofrida emigração madeirense), (…) no Rasto do «Rio Grande» (barco alemão afundado na Segunda Grande Guerra) e Joaquim Vieira da Natividade (1899-1968): Nótula Bio-bibliográfica (de Joaquim Leça). A Islenha pode ser pedida a lojalivros.drcmadeira@gmail.com ou 291211830. Agradeço à DRC e a Joaquim Leça a oferta.
Jorge Lage –jorge.j.lage@gmail.com  – 28FEV2018

Provérbios ou ditos:

Março provém do latim «martius», em honra a Marte, deus da guerra, sendo o primeiro mês do calendário romano, com 31 dias.
         Castanha que está no caminho é do vizinho.
         Março ventoso e Abril Chuvoso, fazem o Maio florido e formoso.
         A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome.

Sem comentários:

Enviar um comentário

50 Anos de Abril

Fui convidado para falar sobre o 25 de Abril a alunos do 1.º  ciclo, na Escola de Música Calouste Gulbenkian - Braga. Resumindo... Disse-l...