quinta-feira, 10 de agosto de 2017

São José Vaz


Teófilo Minga
Conhecemos muito São José e outros santos Zé que há por ai.
Talvez São José Vaz, santo português, porque de Goa, então, seja menos conhecido. É o grande apóstolo do Sri Lanka.
Li um resumo da vida, ou uma vida resumida dele. Interessante
Hoje ao visitar uma Igreja dedicada a São Filip Neri, aqui em Colombo dei-me de caras com um estandarte de SãoJose Vaz com a inscrição: : WALKING WITH SAINT JOSEPH VAZ LET US RENEW OUR FAITH). Isso inspirou.me esse poema que vou mandar aos Zés dos meus endereços.
No fim de semana visitei Jaffna, precisamente a cidade onde ele chegou disfarçado em mendigo, para entrar no Sri Lanka. E entrou... só que pouco depois já estava na prisão... Os santos têm assim coisaz interessantes (não tão interessantes, à primeira vista!).

Boa leitura.

São José Vaz

“Caminhando com José Vaz,
Renovemos a nossa fé”. (1)
Sejamos apóstolos da paz,
Proclamemos a Jesus a Nazaré.
Foi o que fez este santo de Goa,
Em situação que era tudo, menos boa! (2)

Na India estava, e estava muito bem,
Mas tem um belo sonho missionário:
Quer levar o Evangelho também
Ao Reino de Ceilão, que a diário,
Já lá vão mais de cinquenta anos
Sem um sacerdote… Tem seus planos!

Planos para evangelizar o Ceilão
Onde tinham chegado os holandeses
Que destruíam, sem mágoa no coração,
O que tinham feito os portugueses…
Guerras de religião, hoje ultrapassadas,
Bem seria que fossem contos de fadas! (3)

José pensa, parte e entra clandestino…
Mas o pobre é considerado um espia
Pelos holandeses… Prisão… Acaba seu hino
De levar a todo o povo o pão e a alegria,
Sem pensar nas fronteiras de religião…
Era assim este apóstolo co Ceilão!

Apóstolo que “se vestia de mendigo
E abraçava ainda as periferias”… (4)
Sem distinções de todos era amigo
Acolhendo-os em suas tristezas e alegrias.
José, apelo a crescer em santidade,
Servindo os outros na justiça e na verdade! (5)

Teófilo
Colombo, 9 de agosto de 2017

1)    Hoje de tarde, visitei aqui ao lado do Colégio Marista “Maris Stela” de Colombo a Igreja de São Filipe de Neri. São Filipe de Neri é o Fundador da Congregação do Oratório, a qual pertenceu São José Vaz. Estas palavras, encontrei-as precisamente num estandarte onde estava a efigie de São José Vaz nascido a 21 de abril de 1651 em Salcete, Goa, Estado Português da Índia e falecido a 16 de janeiro de 1711 (59 anos) em Kandy, Sri Lanka. De recordar que São José Vaz era membro ca Congregação do Oratório.
Foi beatificado a 21 de janeiro de 1995, Colombo, Sri Lanka por João Paulo II e canonizado a 14 de janeiro de 2015, Colombo, Sri Lanka por Papa Francisco. A sua festa litúrgica e a 16 de janeiro.
2)    Referimo-nos aqui à situação do Sri Lanka onde entra disfarçado de mendigo, para acorrer às necessidades de todos, mas sobretudo das comunidades católicas, sem a assistência de um sacerdote há mais de cinquenta anos, como digo na estrofe seguinte. De facto José Vaz será encarcerado pelos calvinistas holandeses. Mas, mesmo na prisão não deixa, como pode, da fazer o seu apostolado, anunciando o evangelho ou oferecendo os sacramentos.
3)    Ultrapassadas? Talvez não em todo o lado. Continuamos a precisar apóstolos como São José Vaz que “façam o bem, sem olhar a quem”, como diz o nosso provérbio.  Neste caso, que façam o bem para além de todas as fronteiras de religião.
4)    Palavras do papa Francisco na homilia da Canonização do Padre José Vaz.~
5)    O Papa Francisco na linda homilia da Canonização sublinhava ainda três aspetos importantes na vida do Padre José Vaz, bem necessários na Igreja e na sociedade de hoje:
·         Perseverança no caminho e na proclamação do Evangelho, meso nas situações mais difíceis (José Vaz não deixava de o fazer às escondidas mesmo na prisão);
·         Apelo a crescer na santidade (um apelo de sempre a todos os membros da Igreja e mesmo da sociedade);
·         Ser mensageiros da reconciliação (da reconciliação religiosa, bem entendido, mas de um modo mais geral, de toda e qualquer reconciliação na sociedade).

Não menciono neste poema, mas deu-me grande alegria encontrar nos recintos desta Igreja, pertencente ao Padres do Oratório, o Instituo Católico Bento XVI, (BCI = Benedict XVI Catholic Institute of Higher Education) uma Instituição de ensino Superior que começa e que leva o nome de um grande intelectual, sem deixar de ser um grande místico e um grande santo. E que por sinal também se chama José… Ratzinger. Dele disse o papa Francisco: “É a encarnação mesmo da santidade”.


Escusado será dizer que gostei de visitar a Igreja de São Filipe de Néri (o Apóstolo de Roma e o Santo da alegria) que não tem nada de excecional, mesmo sendo uma igreja construída recentemente: foi inaugurado em 2015. Algumas atividades da diocese de Colombo estão ali centradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Lições da História

         https://www.editoraself.pt/product/as-licoes-da-historia/