sexta-feira, 12 de maio de 2017

Prazer sem Pecado

Título: Prazer sem Pecado

Autores: Gilberto Costa e Cláudia Viegas

Editora: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896268152
Tem este livro como subtítulo 65 receitas de doces irresistíveis para gulosos com juízo. Parece controverso mas é apenas uma provocação moderada. Hoje em dia, com tanta informação, constatamos infelizmente muita desinformação. Ora aqui estamos perante uma obra cuidadosa, segura e pensada com dois cérebros: do Gilberto Costa com a intuição e saber das nossas coisas doces e da Cláudia Viegas com a ponderação e ajustamento ao equilíbrio alimentar. Das duas forças surge, então, o famoso equilíbrio que ajuda a pecar sem sofrer as consequências.
É, de facto, um livro de receitas doces nas quais o doce fica, por vezes menos doce mas mais interessante para a saúde. Tiveram os autores o bom senso de não pegar em receitas tradicionais e que fazem parte do nosso património, alterando-as. Pegaram sim em doces de linguagem comum e que, possivelmente algumas, já seriam confecionadas com o açúcar agora proposto: na maioria açúcar mascavado, e ainda açúcar amarelo, mel e açúcar em pó. Por outro lado substitui a farinha de trigo por muita farinha de arroz 8que não contém glúten). Abandona a manteiga e substitui por azeite...
O livro está organizado por capítulos baseados em ingredientes principais ou dominantes nas receitas: Cacau e Chocolates, Ervas e Especiarias, Frutas, Frutos Secos e Legumes, Leite e Queijo e Outros Pecados. Tantas razões para comprar este livro de receitas fáceis de confecionar, com a vantagem de sentir que o nosso organismo, a nossa vida, estará a ser melhor alimentado. Parabéns aos Autores.
Excelentes fotografias, bem como a composição gráfica atrativa de Ricardo Bonacho.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Um livro com gulodices mais saudáveis:

Sem comentários:

Enviar um comentário