domingo, 28 de maio de 2017

Por Terras do Alentejo

 
Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Dizia eu em post que divulguei a 08 de Outubro de 2006, assim: “ Estou de regresso, e trago comigo uma carrada de novidades que em terras alentejanas recolhi, ao acaso, na terra de “João de Deus”; daquele que foi o mais notável montemorense de todos os tempos, e que o Papa Alexandre VIII canonizou em 16 de Outubro de 1690”.
Também hoje, dia 21 de Maio/017, de lá regressei ao cabo de 3 dias que ali permaneci em retiro espiritual. Foram dias passados no Centro de Convívios de Almançor que como já noutra ocasião lembrei “se curiosos houver procurem na Internet que não há de faltar quem informe das condições de se poder passar ali em paz e sossego uns dias de repouso”.  
Ensinou ali, o padre o Romão, por coincidência também alentejano de gema, que “o cristianismo é a religião que tem a cruz de Cristo por centro”. Importante é sabe-lo, pois nos faz descer à raiz onde assenta a origem da fé cristã, sem a qual continuaríamos órfão de Pai e Mãe, ainda que possuídos de progenitores.
Conduzido pelo Dr. João Carvalho, e o cunhado João Marques Ferreira também por companheiro lá fui, lá fomos, juntar-nos ao grupo que no todo ultrapassou as três dezenas. O responsável foi o Director do Gabinete de impressa do Opus Dei, Pedro Gil, que com outros intervenientes deu a este tempo de recolhimento e reflexão os pontos base que carecem de saber e eloquência por parte de quem os transmite.   
Mês de Maio, mês de Maria. Também mês de romarias. Na quinta de Almançor existe uma ermida consagrada a NS do Quito, cuja imagem ali patente foi ofertada pelo saudoso prelado do Opus Dei , D. Javier Echevarría, em 26 de Julho de 2002. Em passeio ali fui fazer a minha visita e a respetiva “romaria” a Nossa Senhora do Quito que famílias do Equador ofereceram a São Josemaria Escrivá, em Agosto de 1974. Foi uma boa forma de na terra-berço de São João de Deus, ter muito presente os dois bem-aventurados Jacinta Marto e Francisco Marto, que o Papa Francisco no dia 13 canonizou em Fátima. Os retiros ajudam a ver mais longe .....


Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...