segunda-feira, 22 de maio de 2017

A Hora da Partida - ANGOLA (1974 / 1975)

PONTE AÈREA EM 1974 / 75
 
 

A Hora da Partida
ISBN: 9789898816566
Edição ou reimpressão: 04-2017
Editor: Verso de Kapa
Idioma: Português
Dimensões: 166 x 233 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192


Sinopse - WOOK


Este livro relata o maior êxodo de portugueses e uma das mais impressionantes fugas da história mundial. Entre 1974 e 1975, mais de meio milhão de pessoas que viviam nas ex colónias portuguesas deixaram tudo para fugir à guerra. Para trás ficaram as casas, os bens, os empregos, os animais, os sonhos e, para muitos, até a família. A maioria veio de Angola, na ponte aérea criada para esse efeito, uma das maiores de sempre. Muitos outros fizeram-se ao mar, de traineira, até Portugal ou ao Brasil, ou, em caravanas automóveis, desafiaram o calor e o pó do deserto da atual Namíbia.
Alguns atravessaram um dos locais mais inóspitos de África, a Costa dos Esqueletos. Há mais de 40 anos, a esta hora, muitos portugueses, já com o rótulo de «retornados», lutavam pela sobrevivência e pela reconstrução de uma nova vida em Portugal. São os intensos relatos de todas estas vivências, contados na primeira pessoa, que foram resgatados para este livro.


Catarina Canelas  nasceu em Lamego, em 1979. Estudou Comunicação Social na Universidade do Minho e iniciou-se no jornalismo em 2003, na TVI. Em 2005, a curiosidade pelo Oriente levou-a até Macau, onde foi jornalista na TDM - Rádio Macau durante quase três anos. Durante esta estada pela Ásia fez também reportagem na Malásia e viajou pela China, Birmânia, Tailândia, Singapura, Índia e Japão. De regresso a Portugal, voltou a trabalhar para a TVI, sobretudo em temas de relevância social e tem-se dedicado também à grande reportagem. É autora de «Um Lar Debaixo da Ponte», premiado com menção honrosa pela AMI, «A Senhora Dança?» e, recentemente, «O Lugar Onde Eu Fiquei», o trabalho que inspirou este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina