sexta-feira, 8 de abril de 2016

O livro de cozinha de Apício


Virgílio Gomes
Título: O Livro de Cozinha de Apício
Autora: Inês de Ornellas e Castro
Editora: Relógio D’ Água

Estamos perante uma nova edição do texto que foi a tese de mestrado da autora. Só que, desta vez, uma edição melhorada e com complementos que a tornam num manual de consulta obrigatória para quer conhecer história de alimentação.
A tradução da obra “De re coquinaria”, de Apício, é muita engrandecida e valorizada pelos comentários, um conjunto de textos que valem só por isso a publicação. Os textos que constituem a Introdução são um verdadeiro estudo sobre a obra do receituário do livro mas, e especialmente, sobre o autor, sobre a alimentação da época e a caracterização alimentar daquele tempo. Contém textos Em Torno de Apício e do De Re Coquinaria, Um Povo «Vegetariano», a Helenização Gastronómica, o Paladar Romano, sobre os alimentos por Frutos e Legumes, Cereais: Pão e Massas, Ovos, Leite e Queijo, Carne, Peixes, Mariscos e Moluscos, Condimentos, e Vinhos, e ainda sobre Alimentação e Civilização, Do Sagrado ao Profano na Liturgia da Mesa, Local e o Ambiente do Repasto, As Refeições (a cena e a comissatio), Ostentação, Alimentação, Moda e Espectáculo, Higiene e Doenças Alimentares, Afrodisíacos, e De  Apício Até Nós. Todos estes textos dispõem de Notas que enriquecem e ajudam a entender melhor a época, e as circunstâncias deste receituário.
Segue-se a apresentação das receitas e também com notas que as valorizam e explicam alguns detalhes sobre os produtos como por exemplo o azeite, os marmelos ou as uvas.
O livro termina com um conjunto que ajudam a leitura ou a procura seletiva nos Excertos de Apício pelo ilustre Vindário, na Lista de Pratos, no Vocabulário de Culinária e a apresentação de um conjunto de Algumas Receitas Actualizadas.
Parabéns à autora, que já nos habituou a trabalhos de um rigor e seriedade no campo da investigação sobre História da Alimentação. Livro obrigatório para os curiosos e, especialmente para quem estuda.
© Virgílio Nogueiro Gomes

Um livro sobre a comida imperial romana:
http://www.virgiliogomes.com/index.php/livros/754-o-livro-de-cozinha-de-apicio

Sem comentários:

Enviar um comentário

O bluff de Ventura

André Ventura com o bluff que criou, contribuiu para uma coisa: a partir de 2026 o PAR será socialista. Ou seja, André Ventura entregou a Pr...