quinta-feira, 28 de abril de 2016

III ENCONTRO REGIONAL DE CLUBES DA FLORESTA DO NOROESTE, EM CABECEIRAS DE BASTO/SERRA DA CABREIRA, EM 29ABR2016.

 
JORGE LAGE
Tema do Triénio 2013/16: PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS PELA EDUCAÇÃO

Tema específico 2015-16: TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA FLORESTA

Depois de mais de duas décadas a darmos o melhor por esta causa pública, de um modo voluntarioso, encerramos um ciclo de actividades dum Projecto que marcou a Educação extra-curricular e vai culminar com mais um evento em prol da Cidadania, Ambiente e Floresta.
Assim, numa organização conjunta do Município de Cabeceiras de Basto e do PROSEPE/Coordenação Distrital de Braga, vai realizar-se, no dia 29 de Abril, entre as 09H00 e as 14H30, o III Encontro Regional de Clubes da Floresta do Noroeste. Participam neste evento educativo 26 Clubes da Floresta de Escolas dos Distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. Participam, voluntariamente, 750 Alunos e 120 Professores das Escolas/Clubes da Floresta e 60 pessoas na Organização.
Este III Encontro Regional tem estado a ser preparado pela Pelouro da Educação do Município e pela Coordenação Distrital de Braga dos Clubes da Floresta.
Para que tudo corra bem e com sucesso foram feitas reuniões de coordenação e cinco deslocações ao terreno, com o Município, GNR-Posto de Cabeceiras de Basto e Segurança Escolar do Distrito de Braga, bem como com uma empresa de animação local.
O Ponto de Encontro e entrega de documentação e material, entre as 09H15 e as 10H30, é na vila e em frente ao imponente Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
O palco do desenrolar é na deslumbrante Serra da Cabreira em que percorrerão os trilhos: Barragem do Oural/Moinhos de Rei para o 1.º ciclo; Barragem do Oural/Moinhos de Rei/Parque Florestal da Veiga para o 3.º ciclo; e Moinhos de Rei/Parque Florestal da Veiga para o 2.º ciclo.
Na bela e interactiva Casa do Tempo do município, os Alunos do pré-escolar e os portadores de deficiência terão actividades educativas mais moderadas, visitando, de seguida, Centro de animais selvagens, em Vinha de Mouros e passando pelos pontos principais dos percursos.
A concentração converge para o Parque Florestal da Veiga e à medida que vão chegando terão jogos montados pela Associação Encanto Radical. A GNR-SEPNA estará, também, presente com material/meios/informação e os Bombeiros com um carro de combate a incêndios.
À medida que vão chegando ao P. Florestal da Veiga os Clubes, no Posto de Atendimento e Socorros os Alunos terão de responder a questionários de cultura/ambiente/floresta, sobre a actividade e sobre o que consultaram na net.
A partir das 12H30 os participantes retemperam forças com um almoço farnel, que trazem de casa e o município oferece à Organização.

Pelas 13H30 o Palco anima-se sob a sábia e amiga direcção do Dr. José Hermínio Machado, da EB 2,3 Francisco Sanches e a colaboração do Grupo de Bombos do Externato Srª. Das Graças de Real - Braga.

A sessão de Encerramento acontece pelas 14H00, será aberta pelo Presidente do Município de Cabeceiras de Basto, Dr. Francisco Alves e presidida pelo Prof. Doutor, Luciano Lourenço, Coordenador Nacional do Prosepe/Universidade de Coimbra. Estarão no Palco outras personalidades convidadas, representante dos Serviços Regionais de Educação do Norte, representantes de Municípios e Escolas, GNR e Bombeiros Voluntários. A Dr.ª Isabel Coutinho, vereadora da Educação e a «mola» indispensável para que este Encontro acontecesse em Terras de Basto, bem como o vereador Mário Leite.
Temos pena de não podermos contar com a presença do Eng. Joaquim Barreto, Presidente da Assembleia Municipal e deputado, pelo que lhe estamos imensamente gratos. Sem a sua generosa ajuda e amor à causa florestal o PROSEPE já teria acabado. Porque, por vezes, é muito difícil lutarmos contra a ausência de apoios para um Projecto de qualidade e de rigor. Além de voluntários temos de pôr dinheiro do nosso bolso, enquanto os poderosos lobbies, florestal e da indústria de incêndios, «devoram» milhões este Projecto não tem direito a uma migalha.
Mas, com o apoio de alguns Municípios, em que permito destacar o pelouro do Ambiente de Braga, e dos Agrupamentos de escolas envolvidos.
Este evento é possível devido à parceria e total empenho do Município de Cabeceiras, estando na organização, o GTF municipal, a Informação Geográfica e a Polícia Municipal, bem como o Agrup.Esc. de Cabeceiras de Basto que colabora com duas turmas profissionais.
Vamos ter com o empenho dos Professores, do Município, do Agrupamento de Escolas cabeceirense e da organização uma grande jornada de trabalho e de socialização e ao cair do pano, pelas 14H30, no regresso, todos nos sentiremos mais felizes e enriquecidos por uma boa causa pública, que deixou saudades ao Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, quando esteve connosco, em Celorico de Basto, em Maio de 2011.

Grato a V. Exa. pela melhor divulgação.

Jorge Lage
Coordenador Distrital de Braga dos Clubes da Floresta
27ABR2016

1 comentário:

  1. Parabéns a quem organizou este lindíssimo encontro. Foi pena o Drº Jorge Lage não provar o nosso bolo de castanhas estava uma delícia. Fica para o ano Mais uma vez muitos parabéns foi um dia inesquecível naquela bela paisagem da serra da Cabreira.

    ResponderEliminar

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.