sábado, 12 de março de 2016

FAMÍLIA REBELO DE SOUSA - Celorico e Cabeceiras de Basto e Fafe


JORGE LAGE

O meu caro amigo, Francisco Pacheco

Ligado a famílias ilustres de Cabeceiras, mas de uma grande simplicidade, fez-me chegar este documento de investigação sobre as raízes do Caro Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e que apoiei desde a primeira hora.
Por isso decidi partilhar com os amigos dos Clubes da Floresta e outros.
Ficam a saber, que aquele sábio e simplório que esteve connosco no XI Encontro Distrital de Clubes da Floresta, em 2011, hoje é Presidente da República.
As suas raízes estão entre Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Fafe. Também, já estive no «casarão» de Pedraça, quando ali passei para visitar o Prof. Mário Leite e um Clube da Floresta.
Cliquem no link abaixo e vão lendo. Partilhem com a vossa Equipa e com os Alunos do Clube da Floresta.
As Fotos (2336, 2343, 2356) anexos são da autoria do Prof. António Silva, do Clube da Floresta «Os Cedros», Agrup. de Escolas de Vieira do Minho, por quem sinto uma eterna saudade e tenho uma grande gratidão. A poucos meses de partir como doente oncológico, quis participar neste Encontro. É espantoso como o PROSEPE cativa os melhores Professores e o Geógrafo, António Silva, natural de Coimbra era dos melhores.

Saudações,
Jorge Lage

"Entre as brumas da memória (...) Dos teus egrégios avós..." - De Paço de Vides ao Palácio de Belém

O título desta história começa com dois pequenos trechos de um dos símbolos nacionais de Portugal e da República... O Hino Nacional! A letra de Henrique Lopes de Mendonça assenta que nem uma luva para começar a falar do Passado e dos ilustres "avós" do novo Presidente da República, o Prof. Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa.
Felicidade de Jesus, bisavó do Prof. Marcelo
Rebelo de Sousa. Era carinhosamente chamada
de "Mãe do Paço"!
E pelas brumas da memória recuamos mais de 150 anos até ao lugar do Paço, também chamado de Paço de Vides, em Pedraça, Cabeceiras de Basto! A meia encosta da verdejante terra onde um dia viveu D. Nuno Álvares Pereira, O Santo Condestável, surge uma antiga casa, bastante comprida, acompanhando o caminho, como se não o quisesse deixar, salpicada por janelas de guilhotina que marcam o ritmo da longa fachada. Essa casa pertenceu ao rico negociante e proprietário Manuel Joaquim Rebelo de Sousa, bisavô paterno do atual Presidente da República! Deste homem pouco se sabe! Nasceu em 1830 em Pedraça, Cabeceiras de Basto e subiu na vida à conta do seu jeito para o negócio, hoje dir-se-ia um empresário self-made man. Era casado com Felicidade de Jesus, ela sim natural do lugar do Paço, filha de José Mendes de Magalhães e de Teresa Dias de Jesus do Nascimento e neta materna de António Luís Dias e Maria Teresa.
Naquela casa do Paço, muito provavelmente mandada construir por Manuel Joaquim nasceram sete filhos. Duas raparigas, Rozalinda do Nascimento de Jesus e Valentina, e cinco rapazes, Baltazar, António, José, Bernardino e Joaquim. Todos os rapazes tinham "Joaquim" no segundo nome, excepto o próprio Joaquim de primeiro nome! Provavelmente alusão ao segundo nome do pai ou meramente uma moda da segunda metade do séc. XIX.

Clique aqui para completar a leitura
http://ocastromanco.blogspot.pt/2016/03/entre-as-brumas-da-memoria-dos-teus.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.