domingo, 13 de março de 2016

ÁRVORES MARAVILHOSAS

Caros/as Colegas Coordenadores/as dos Clubes da Floresta


JORGE LAGE
ÁRVORES MARAVILHOSAS


 Com o equinócio da Primavera, os povos do Norte da Europa, dedicam mais atenções e plantam mais árvores.
 Nós, um povo da Europa do Sul, devemos plantar árvores ao cair da folha, sendo o mês de Novembro (e Outubro) o mais propício a novas plantações.
 Foi um Clube da Floresta duma Escola do Município de VN de Famalicão que pela primeira vez celebrou o dia da árvore autôctone no final do segundo milénio.
 Mas, o equinócio da Primavera deve ser um momento para celebrar as nossas árvores autôctones e a vida. Por isso, por ter recebido de um Sr. Coronel de Cavalaria, amigo e marido duma nossa colega, o powerpoint anexo, o reencaminho para vós na expectativa de que seja partilhado com os/as Professores/as da vossa Equipa e com os/as Alunos/as do Clube da Floresta.


O maior desafio que vos coloco, para além da diversidade arbórea, é tentardes descobrir evidências da inteligência de algumas árvores, ao longo das várias imagens, podendo o exercício de descoberta estender-se a outra flora.
 Sabiam, que se uma árvore está doente e tem outra irmã ou amiga ao lado, imediatamente comunica-lhe que está doente para ela se preparar melhor para resistir ao «mal» que está por perto.
 Será um grande exercício de afecto e de cidadania para os Alunos do Clube da Floresta descobrir evidências da inteligência das plantas, arbustos e árvores.

 Saudações arbóreas e prosepianas, com votos de Páscoa Feliz,

 Nota: Não se esqueçam de enviar os votos de Boas-Festas ao PROSEPE e ao Sr. Coordenador Nacional, Prof. Doutor Luciano Lourenço.
 Jorge Lage

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina