quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Obrigado padre Abel - Costa Pereira


                                                                             Por: Costa Pereira  Portugal, minha terra.

Murillo
Antes de ser dogma de fé, já em Portugal se festejava o dia da Imaculada Conceição, que ganha força a partir do momento em que Papa Sisto IV, a 28 de Fevereiro de 1476, a define como festa universal. Mas é com a bula Ineffabilis Deus, do Papa Pio IX, de 08 de Dezembro de 1854, que a Igreja oficializa o que já há muito era pratica e desejo dos cristãos: ver a “Cheia de Graça” ser exaltada, no todo da sua humanidade, por isenta de pecado. Acresce que em Portugal, a data é reforçada com facto do nosso Rei D. João IV ter consagrado o Reino de Portugal á Virgem Imaculada, nas cortes de Lisboa, em 1646. Temos por isso razão para nos sentirmos felizes com esta festa que além de religiosa nos liga também à nossa história pátria.
Dia santo de guarda, este ano calhou à terça-feira; e para quem desejou gozar um fim de semana prolongado veio  mesmo a calhar; bastou ter bons patrões ou tempo disponível para isso. Tempo disponível foi o que me faltou, e por isso só no próprio dia me desloquei da capital do Reino à capital do barro leiriense, porque não podia perder o almoço anual que a comunidade bajouquense nesta data realiza, e do qual sou cliente habitual. E com muito maior satisfação o fiz dado que no programa constava uma merecida homenagem ao Sr.Padre Abel, que neste data, 08 de Dezembro de 1997, tomou posse da paroquia de Santo Aleixo da Bajouca.
Foram 18 anos, incompletos, fazia-os neste dia; mas entretanto, a nomeação do Sr. Padre José Lopes Baptista, como Administrador-Paroquial, no dia 02 de Outubro pp., encurtou a medição cronológica.
Como sempre, em generosidade, não há quem bata os bajouquenses; e neste almoço-convívio, uma vez mais ficou demonstrado. Bem o mereceu o pároco que muito estimavam e ele com ternura e fidelidade serviu. Gostei de assistir e poder dar um abraço ao sacerdote e amigo que tenho a honra de ter por tal, e a quem desejo saúde e longa vida para continuar a servir a Igreja e as almas. Obrigado padre Abel.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Guimarães vai assinalar os 900 anos da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro

Primeira ação preparativa realiza-se já em maio, em Zamora. Em junho, uma delegação espanhola retribui visita a Guimarães. Efeméride ocorr...