terça-feira, 6 de outubro de 2015

Revista de Arquitectura Lusíada


 
1. Âmbito e objectivos
A “Revista Arquitectura Lusíada” é uma publicação científica comum às Faculdades de Arquitectura e Artes das Universidades Lusíada de Lisboa e do Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão). Pretende ser um órgão de informação, de divulgação e de reflexão nas áreas pluridisciplinares em que assenta o ensino da Arquitectura e do Design, prolongando-se para o seu âmbito de acção profissional e de exercício de cidadania.
Os objectos da publicação são a Arquitectura e o Design no sentido lato de todas as suas componentes, do projecto à investigação, teórica ou aplicada.
Para a realização da revista consideram-se determinantes as complementaridades das áreas científicas que concorrem para a formação dos nossos alunos, nomeadamente:
§  O Planeamento Territorial e Urbano, na perspectiva de um desenvolvimento harmonioso do território, do rural ao urbano;
§  A Arquitectura e o Design, com estudos de caso e projectos de referência;
§  As Humanidades, da teoria e história da arquitectura e do urbanismo à sociologia e geografia;
§  As técnicas e os sistemas construtivos, da construção nova à recuperação do património arquitectónico.
2. Política editorial
O Conselho Editorial da “Revista Arquitectura Lusíada” é composto pelos dois directores das Faculdades de Arquitectura e Artes e a Comissão Científica integra uma quinzena de professores e investigadores nacionais e estrangeiros, entre os quais: Prof.ª Doutora Ângela Garcia Codoñer, do Departamento de Expresión Gráfica Arquitectónica da Universidad Politécnica de Valencia; Prof. Doutor Carlos Montes Serrano, do Departamento de Expresión Gráfica Arquitectónica da Universidad de Valladolid; Prof.ª Doutora Emma Mandelli, do Dipartimento di Progettazione Architettonica da Universitá degli Studi di Firenze; Prof. Doutor José Maria Gentil Baldrich, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Sevilla; Prof. Doutor Juan Baez Mesquita, do Departamento de Expresión Gráfica Arquitectónica da Universidad de Valladolid; Prof. Doutor Francisco Peixoto Alves, das Faculdades de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte; Prof. Doutor Rui Barreiros Duarte, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa; Prof. Doutor Joaquim de Oliveira Braizinha, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa; Prof. Doutor Mário Docci, do Dipartimento de Progettazione Architettonica da Facoltá di Architettura di Università di Roma; Prof.ª Doutora Pilar N. Chías, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Alcalá; Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa; Prof. Doutor Sérgio José Castanheira Infante, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto; Prof. Doutor Joaquim Sória, do Departamento de Expresión Gráfica Arquitectónica da Universidad de Valladolid.
O objectivo do Conselho Científico é o de garantir, através de um sistema rigoroso de blind referee, o controlo da qualidade científica da revista, de forma a poder ser referenciada nos sistemas e bases de dados internacionais relativos a publicações científicas.
A revista tem o formato A4 ao alto, com ilustrações a cores. A sua periodicidade é semestral.
3. Normas de redacção
Os artigos serão redigidos em português, inglês ou francês, não devendo exceder as 5000 palavras e com um máximo de 10 imagens.
Os artigos deverão apresentar, por ordem:
§  Nome(s) do(s) autor(es);
§  Título e subtítulo do artigo;
§  Resumo (no máximo 300 palavras), no idioma de origem do artigo;
§  Abstract (no máximo 300 palavras), em inglês, desde que o artigo seja redigido em outro idioma;
§  Palavras-chave (máximo 5), no idioma de origem do artigo;
§  Keywords (máximo 5), em inglês, desde que o artigo seja redigido em outro idioma;
§  Texto do artigo;
§  Créditos das imagens;
§  Referências / Bibliografia (NP 405);
§  Nota(s) curricular(es) do(s) autor(es) (máximo de 200 palavras por autor);
§  Endereço(s) electrónico(s) do(s) autor(es);
§  Afiliação institucional do(s) autor(es).
Todas as figuras deverão ser legendadas e numeradas, sendo indicada a localização ideal da sua inserção no texto do artigo, e com indicação dos créditos, no fim do artigo, antes das referências / bibliografia.
Os textos serão fornecidos em Microsoft Word for Windows e as ilustrações (fotografias e desenhos, a cores ou a preto e branco) deverão ser fornecidas em formato digital e ter a resolução de 300 dpi.
4. Direitos de autor
Nos casos em que os autores incluem nos seus artigos qualquer material que exija autorização de terceiros, é da responsabilidade do próprio obter a respectiva autorização de utilização.
5. Envio de textos
Os artigos, texto e imagens (em ficheiros individuais), deverão ser enviados em formato digital para o seguinte endereço electrónico: sergio.infante@por.ulusiada.pt.
6. Prazos
Data limite de submissão de artigos: 31 Outubro 2015.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário