quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O maior etnógrafo e monógrafo do distrito de Bragança, Prof. Hirondino Fernandes está de luto




Jorge Lage

2- O maior etnógrafo e monógrafo do distrito de Bragança, Prof. Hirondino Fernandes está de luto –
Autor de uma obra monumental que, com imenso trabalho e sacrifício foi compilando e tecendo ao longo de 40 anos, a «Bibliografia do Distrito de Bragança», com dez volumes volumosos. Já lhe chamam o Abade de Baçal do século XX, mas a sua muita pesquisa para tão volumosa obra coloca-o lado a lado com o famoso Abade, pensando eu que a História lhe irá dar a primazia. Mas, quando uma alma é grande, também o é no seio da família e a prova disso, foi como o Prof. Hirondino lidou ao longo de alguns anos com a doença incapacitante da esposa, a Prof.ª Olga Vitória, sendo ele próprio a assumir os cuidados, apesar da idade. A partida da sua esposa deixou-o profundamente abalado e amputado de uma parte de si. Logo que eu soube da triste notícia, enviei-lhe de imediato uma sentida mensagem, respondendo-me com o coração destroçado: «(…) Profundamente sensibilizado, acabo de ler o email que teve a gentileza de me enviar, nesta hora terrível da minha triste vida. Um Obrigado sem fim. (…)». Lembro ao Prof. Hirondino Fernandes que honramos melhor a memória dos que partem, quando continuamos a lutar pelos nossos projectos de vida e guardamos as memórias. Em meu nome e do Notícias de Mirandela um sentido abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.