segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Um artista transmontano


Por: Costa Pereira
Domingos de Oiveira
O nome do escultor Domingos de Oliveira há muito que me é familiar, mas associá-lo a um conterrâneo meu, demorou tempo que acontecesse. Quem nascido em terras de Basto alguma vez por uma ou outra razão deixa o torrão natal em busca de conquistar o que na terra ou região não se lhe ofereceu vislumbrar , sem nunca esquecer as origens, no entanto, por gratidão, toma como sua a terra onde melhor se adaptou e foi acolhido. Nisso se distingue dos seus similares o emigrante português que no seu país ou fora dele encontrou espaço propício às suas ambições e ocupação laboral.Como muitos outros, Domingos de Oliveira, escolheu Lisboa para se fixar e fazer render as suas potencialidades artísticas e culturais. Antes porém serviu Portugal como militar em Angola, onde o contacto com a guerra lhe deu do mundo uma nova imagem escultural que vai pesar na formatação cultural e intelectual do até então ignorado artista. Nos finais da década de setenta trava conhecimento com Óscar Alves e é no seu atelier que vê despontar o gosto pela arte, começando pelo trabalho em barro. Logo no inicio da década de oitenta surge com a sua primeira exposição, em terras do Ribatejo (Santarém).






O sucesso passa a fazer parte da sua carreira profissional e não demora vamos dar com ele em Madrid aluno do famoso fundidor Jose Luiz Ponce. A porta do êxito está aberta; monta o seu atelier e daí em diante as exposições sucedem-se e os seus trabalhos em bronze, prata e ouro ganham fama e as encomendas não param de chegar.



Homem simples e generoso Domingos de Oliveira nasceu em São Pedro de Atei, concelho de Mondim de Basto, distrito e diocese de Vila Real , a 26 de Setembro de 1950, e em busca de outros horizontes emigrou para Lisboa em 1968, onde tirante o tempo em que esteve em Angola como tropa, e as estadias temporárias com exposições e estudo além fronteiras, Domingos de Oliveira é, como eu, um alfacinha com alma de transmontano de Basto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...