sábado, 20 de dezembro de 2014

Saudações natalícias dos Clubes da Floresta/PROSEPE sediados na Universidade de Coimbra



Jorge Lage

Com os melhores votos de Boas-Festas extensivos à família, partilho convosco a mensagem de Boas-Festas dirigida aos Grupos Parlamentares com assento na AR. Se nos ajudar a divulgar a mensagem o PROJECTO EXTRA-CURRICULAR DOS CLUBES DA FLORESTA DE FAZER PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS PELA EDUCAÇÃO GANHA MAIS FORÇA.


Saudações natalícias,
Jorge Lage

Exmo/a Senhor/a
Presidente do Grupo Parlamentar

Ao C/Sr. Chefe de Gabinete

Nesta quadra de Natal não queria deixar passar este tempo de partilha e reconhecimento para dizer a V.Exa. que o/s Clube/s da Floresta/PROSEPE sediados na Universidade de Coimbra ( prosepe@uc.pt ) estão há mais de 20 anos a fazer PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS PELA EDUCAÇÃO, apesar de muita promessa de apoio logístico não cumpridas. É mais fácil apoiar os que «farejam» subsídios e os conseguem com um plano de intenções e o trabalho estrutural e exigente nas Escolas é para os que desejamos um Portugal mais verde e com melhor e mais Floresta e Biodiversidade. Trabalhamos de uma forma voluntária, muitas vezes pondo dinheiro do nosso bolso e dando milhares de horas a esta nobre causa pública.

Longe vão os tempos dos governos do Eng. Guterres, de Durão Barroso e alguns do Eng. Sócrates em que os apoios iam chegando e os Clubes da Floresta cobriam grande parte das escolas do país.
Ao longo de mais de 20 (vinte) anos formamos milhares de Professores e dezenas de milhares de Alunos, chegando a mensagem às comunidades educativas e aos municípios. Os próprios GTF dos municípios forem, em parte, resultado de uma lógica de envolvência efectiva das câmaras municipais, à semelhança da dinâmica dos CLUBES DA FLORESTA DAS ESCOLAS.
Sempre «colamos» as actividades dos Clubes da Floresta às da tutela e continuaremos esse caminho, pois é com os responsáveis da nação pela política florestal que devemos trabalhar.
Quando os técnicos que têm na mão a decisão de tornar efectivo um apoio logístico mínimo aos Clubes da Floresta é concretizado, a nossa mensagem chega com mais força às comunidades rurais.
Não basta arregimentar alunos para a fotografia que vai fundamentar a entrega de subsídios ou bandeiras para impressionar quem decide, porque só há Educação Ambiental e Florestal quando, com trabalho estrutural ano após ano, se fazem nascer sementes de esperança no coração dos jovens e das crianças. São as crianças e os jovens na sua dinâmica de actividades na Escola, nos Parques Florestais e na Floresta que ganham a força necessária para modificarem a forma de pensar e de agir da família e da população. Pensar que se pode fazer educação florestal por correspondência panfletária é uma ilusão.
Assim, venho, em nome de todos os que trabalham ou colaboram com os Clubes da Floresta/PROSEPE, desejar a V. Exa. e aos demais deputados do seu partido e Colaboradores, os melhores votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo.
O vosso apoio é importante para continuarmos o trabalho por esta boa causa pública nas Escolas e levá-la às Comunidades.
Gratos a V. Exa. pela melhor atenção e divulgação.

Saudações de Boas-Festas,

Jorge Lage

COORDENADOR DISTRITAL DE BRAGA DO PROSEPE/CLUBES DA FLORESTA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.