segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O Heraldo, jornal Goês, retoma a página escrita em português.

 

A língua portuguesa ressuscitou este domingo no mais antigo jornal de Goa e isso é uma boa notícia. Será só uma vez por semana, e apenas alguns artigos, mas é significativo que O Heraldo, que está a celebrar 120 anos, diga que o faz a pedido de leitores seus. Não é nostalgia, é sinal de uma redescoberta pelos goeses de uma língua que chegou a ser a de muitas famílias em casa - para algumas continua a ser e há quem cante fado - e que influenciou muito o concanim, a língua local. António Lobo, num artigo publicado já este domingo em português, dá os exemplos de "doens" para doença, também "cazar", "sushegad" ou "xarop".

Agradeço a Eugénio Viassa Monteiro, professor universitário que vive entre Portugal e a Índia, o alerta sobre esta novidade n"O Heraldo. Desde 1983, ou seja 22 anos depois da anexação do território pela União Indiana, que o jornal usa o inglês. Mas nunca esqueceu a sua origem, pois no título manteve o português, destacando porém a cor dos dois ós, no início e no fim, para ficar Herald em inglês.

Viassa Monteiro faz parte de um grupo de amigos meus da diáspora goesa (juntamente com Valentino Viegas e Edgar Valles) que me ajudam a perceber o que se vai passando nesse pequeno estado da Índia que Afonso de Albuquerque conquistou em 1510 e foi o centro do império português na Ásia. Hoje, como vi numa visita que fiz em 2007, são sobretudo as muitas igrejas católicas e os apelidos portugueses como Fernandes, Noronha ou Mascarenhas que recordam essa estreita ligação entre Goa e Portugal.

FONTE: https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/leonidio-paulo-ferreira/portugues-ressuscita-num-jornal-de-goa-e-isso-e-boa-noticia--12696669.html

 



A propósito do Heraldo, e sobre Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria, consulte este site: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000100008




E a propósito da literatura goesa em português:

https://core.ac.uk/download/pdf/55635685.pdf

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breve História da Arte

                          https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-arte-susie-hodge/22237887