domingo, 9 de outubro de 2016

O titulo mariano de NS do Rosário e da Vitória.

Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

O titulo mariano de Nossa Senhora do Rosário remonta ao ano de 1208, quando na igreja de Prouille, São Domingos de Gusmão recebe das mãos da Virgem Maria um rosário. Nesta devoção vai depois entroncar a devoção a Nossa a Nossa Senhora da Vitória que se deve a Simon de Montfort, como agradecimento pela sua vitória na Batalha de Muret. A ele se deve a construção do primeiro santuário desta invocação, e que o Papa Pio V instituiu como festa litúrgica, aqui para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto; batalha naval que se deu a 7 de Outubro de 1571 tendo por protagonistas a esquadra da Liga Santa, constituída pela Republica de Veneza, o Reino de Espanha, os Cavaleiros de Malta e os Estados Pontifícios, sob comando de João de Áustria, que venceram o Império Otomano, pondo fim à expansão islâmica no Mediterrâneo. Esta vitória foi atribuída à intercessão de Nossa Senhora por ter ocorrido uma procissão do rosário nesse dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o êxito da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. O Papa Gregório XIII mudou o dia da comemoração para “ Festa do Santo Rosário”. Com as reformas do Concilio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário.




Em Lisboa, com o titulo de Nossa Senhora da Vitória tem a capital na Rua da Vitória o Sacro Templo de Nossa Senhora da Vitória situada em plena Baixa Pombalina, à saída do Metropolitano, paróquia de São Nicolau, cuja edificação remonta ao ano de 1556, às origens. Destruído pelo terramoto em 1755, foi reedificado em 1765/1824, e restaurado em 1940, já merecia novo restauro. Com missa semanal às 11h30, de 2ª a 6ª-feira, hoje, dia festivo, não faltei na missa solene.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...