quarta-feira, 5 de outubro de 2016

António Guterres ganha sexta eleição e é dado como futuro secretário geral da ONU


António Guterres ganha sexta eleição e é dado como futuro secretário geral da ONU
Fonte DN

Votação do Conselho de Segurança foi a primeira com a búlgara Kristalina Georgieva, candidata de última hora promovida pela Alemanha.
António Guterres venceu esta quarta-feira a sexta votação para o cargo de secretário-geral da ONU, com 15 votos a favor, indicam resultados provisórios divulgados a partir das Nações Unidas.
Diversas fontes dão António Guterres como o novo secretário-geral da ONU, com a votação formal a realizar-se quinta-feira para o Conselho de Segurança propor o seu nome à Assembleia Geral.
Esta foi a sexta votação à porta fechada dos 15 membros do Conselho de Segurança, mas a primeira em que os cinco permanentes usaram cartões coloridos para se ficar a saber que candidatos são objeto das suas reservas.
Estes votos de desencorajamento dos membros permanentes não correspondem a vetos formais ainda nesta fase do processo eleitoral.
O veto de um membro permanente - EUA, Rússia, China, Reino Unido, França - afasta à partida o candidato que o recebe, mas pode ser ultrapassado em fases posteriores por via negocial.

Sem comentários:

Enviar um comentário